TRAGÉDIA NO PARANÁ: EXPLOSÃO EM FÁBRICA DEIXA MORTOS E DESAPARECIDOS

Na manhã desta terça-feira (12), uma explosão foi registrada na fábrica de explosivos Enaex Brasil, provocando mortes e deixando nove pessoas desaparecidas em Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba, no estado do Paraná.

O incidente ocorreu por volta de 5h50, e foi descrito pelos bombeiros como uma “detonação acidental”.

Pessoas seguem desaparecidas

(Foto: Divulgação)

Segundo o secretário de segurança pública do estado, Coronel Hudson Teixeira, o incidente foi confirmado por volta das 9h. Até o momento, seis homens e três mulheres seguem desaparecidas, e sete sofreram ferimentos.

“É uma área controlada em razão da característica da empresa. A área foi toda destruída, apesar de controlada. Não há mais nenhum foco de incêndio, área foi resfriada pelo Corpo de Bombeiros. Agora o esquadrão antibombas está fazendo um rastreamento, cães de faro estão sendo aplicados, na busca por pessoas com vida ou porventura corpos que sejam localizados. Infelizmente, já vimos que há pessoas que entraram em óbito” afirmou.

Hudson ainda ressalta que, pelas informações da empresa, oito pessoas deveriam estar no local na hora da explosão, havendo mortes.

Até o momento, não há informações precisas sobre o número de mortos ou sobreviventes, nem sobre as causas da explosão. Não há chance de novas explosões nem riscos a moradores de regiões próximas.

Área restrita e buscas do Corpo de Bombeiros

(Foto: Divulgação)

Conforme informações do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu em uma área restrita de 25 metros quadrados onde explosivos eram preparados para transporte.

Segundo a capitã Luisiana, a empresa informou que o local é uma área que armazena material explosivo. Explicando que focos de incêndio apareceram, e foram apagados.

Ainda segundo Luisiana, o trabalho de buscas pelas vítimas começou efetivamente no início da tarde desta terça.

Empresa tinha licenças, afirma autoridades

E consoante os bombeiros, foi confirmado que a empresa atuava conforme as leis na operação com explosivos e tinha as autorizações devidas.

A prefeitura de Quatro Barras reforçou também que a empresa possui todas as licenças legais para funcionamento e que atua no município há mais de 50 anos, seguindo rigorosos protocolos de segurança.

(Foto: Reprodução)

O que diz a empresa

Em nota divulgada, A empresa lamenta o ocorrido e enfatizou que está prestando apoio às famílias das vítimas, que estão sendo atendidas dentro das instalações da empresa.

“A empresa tem a vida como seu valor primordial e é reconhecida internacionalmente por suas práticas de segurança na fabricação de explosivos civis, com procedimentos que vão além das exigências regulatórias”, destacou.

A nota ainda revela que “as investigações das causas do acidente já foram iniciadas e estão em curso”, e ressaltou que “a prioridade absoluta é cuidar das pessoas e suas famílias”.

Governador fala sobre acidente

O governador do estado, Ratinho Junior, usou as redes sociais para afirmar que o Corpo de Bombeiros está mobilizado e que o Grupo de Operações de Socorro Tático coordena as buscas.

“Determinei que o secretário de segurança pública e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros acompanhem o caso presencialmente”, declarou.

Enquanto as investigações prosseguem, o foco permanece no resgate de desaparecidos e na assistência às vítimas e seus familiares.

 

*FONTE: PORTAL TUCUMÃ

Leia também

Leave a Comment